Sobrecarga - o que é e como lidar

10:00


Vivemos um contexto de aceleração, exaustão e sobrecarga. Mas o que significa exatamente essa sobrecarga e do que estamos de fato sobrecarregados? Hoje vamos refletir aqui nesse post sobre isso, porque eu acredito que é com clareza que a gente consegue pensar em estratégias para mudar a realidade que nos incomoda.

Sobrecarga na prática tem a ver com exagero, com o peso proveniente do excesso do que quer que seja. E no nosso caso, enquanto sociedade nesse nosso contexto, tem a ver com dados e informações. Sabe quando o computador fica perto do limite de memória e os programas começam a travar e passam a não funcionar corretamente ou quando você não consegue mais armazenar novos arquivos ou baixar novos aplicativos no celular? É isso, só que na sua mente. 

Mas o que exatamente está nos sobrecarregando? Vou listar abaixo algumas coisas e então vou explicar o que podemos fazer para minimizar o estrago, ou seja, reduzir essa sensação de sobrecarga.
  • Ideias: pensamentos que ainda não foram colocados em prática e precisam ser experimentados, esclarecidos, estruturados.
  • Arquivos: documentos, textos, imagens, informações consolidadas que ocupam espaço físico ou virtual e precisam ser armazenadas facilitando a consulta quando necessário.
  • Projetos: sequência de atividades com um objetivo comum como mudar de emprego, construir uma casa, ter um filho.
  • Notificações: alertas, mensagens associadas a novidades em aplicativos ou alarmes de prazos e lembretes
  • Aprendizados: conexão de informações que alteram o seu repertório e precisam ser armazenadas, caso sejam úteis para você.
  • Notícias: informações sobre o contexto que podem ser ou não úteis para lidar com a realidade que te cerca
  • Demandas: solicitações que exigem sua atenção e ação direta
  • Prazos: limites para realização de atividade ou entrega de serviços e produtos
  • Percepções e sensações: tudo o que é captado pelos seus sentidos e te dão informações sobre seu contexto e sobre você mesmo
  • Pendências: ações em aberto, atividades que precisam ser realizadas mais ainda não foram iniciadas ou se iniciadas ainda não foram concluídas.

Cada uma dessas categorias chega pra nós como um caminhão de novas informações, alertas que a nossa mente tem dificuldade de processar por conta do volume. E esse é o primeiro e mais importante ponto: se o volume de informações está grande demais, precisamos reduzi-lo para conseguirmos lidar de fato com ele. 

Podemos começar tirando da mente para conseguir visualizar e ganhar espaço para processar. Tipo quando a gente coloca arquivos em um HD externo ou sobe pra nuvem pra esvaziar a memória do computador ou do celular. Ou quando tira as roupas do guarda roupa pra começar a organizar.

Esvaziar a mente de maneira ativa tem a ver com registrar as informações em um outro lugar, tipo um segundo cérebro, que pode ser um bloco ou caderninho de anotações ou mesmo um arquivo no computador. Já trouxe aqui no blog duas técnicas que podem ajudar nisso: tire tudo da cabeça e escrita livre.

Mas isso sozinho (esvaziar a mente) não resolve, só desloca o problema. É importante triar, ou seja, revisar cada coisa e deixar ir o que não faz sentido. Esclarecer e quebrar em partes menores o que parecer grande demais, destrinchar o significado do que foi registrado. Algumas coisas você vai delegar, transferir para outras pessoas, outras você vai eliminar, outras ainda você vai guardar para que possa acessar em um momento mais oportuno e tem aquelas que você precisa fazer algo antes de qualquer uma das opções anteriores.

Percebeu que a gente categorizou o que estava nos sobrecarregando? Como se a gente tivesse guardado em uma pastinha ou caixinha diferente a depender da ação que precisamos fazer com elas. A categorização pode depois precisar de mais detalhamento, claro, para facilitar o gerenciamento das informações. Mas sem exagero para não introduzir uma complexidade muito grande.

Diante das categorias você passa para a ação. Como são muitas ações (afinal estamos falando de sobrecarga), você provavelmente vai precisar priorizar, ou seja, escolher o que fazer primeiro. E para priorizar, basta definir com clareza o nível de importância, urgência e impacto de cada categoria ou ação.

Esse é o caminho, um caminho que vai precisar se repetir com frequência para que você possa estar sempre lidando com o que surge evitando que a sobrecarga te leve ao adoecimento. A repetição na prática é a estruturação de um fluxo ou sistema de processamento das informações.

Espero que esse post tenha te ajudado a refletir sobre a sobrecarga na sua vida e tenha te dado ferramentas para lidar com ela de maneira mais leve. Qualquer dúvida me escreve aqui nos comentários.

You Might Also Like

0 comentários