Organizando as leituras do meu TCC
10:00Estou quase terminando a minha segunda graduação em Psicologia e lá na faculdade temos dois semestres para a elaboração para o trabalho de conclusão de curso (TCC). O TCC é um artigo acadêmico que deve ter de 15 a 25 páginas. Isso envolve muita leitura e citações.
As citações costumam ser o terror das produções acadêmicas porque elas precisam ser feitas em um formato específico (variam de acordo com a publicação a qual você vai submeter, mas no caso da minha faculdade, devemos seguir a ABNT por exemplo). Esse formato exige que você saiba exatamente de onde tirou cada coisa que você escreve no seu texto seja direta (as exatas palavras do outro autor) ou indiretamente (uma ideia do autor que tenha inspirado algum trecho da sua escrita).
O problema está em manter o registro de tudo o que você leu, os trechos mais interessantes, suas anotações e os dados de onde saiu para compor as referências e citações. Algumas pessoas deixam pra pensar nisso lá no final quando já estão finalizando a escrita, mas isso pode dar uma dor de cabeça danada. Pra vocês terem uma noção, até o momento eu já li cerca de 10 artigos só pra delimitar o tema do meu trabalho. Imagina se daqui a seis meses (quando de fato vou começar a escrever) eu vou me lembrar de onde vem aquela ideia ou pensamento?
É por isso que o ideal é organizar enquanto você está lendo. Algumas coisas importantes de organizar são:
- a lista dos materiais lidos: manter o registro de cada coisa que você leu, sejam artigos acadêmicos, livros ou teses, de preferência já em formato de referência bibliográfica (nome dos autores, título, publicação, ano, etc).
- as suas impressões de cada material: uma visão geral sobre o que é o material, tentando categorizar por tema ou conceito pra te ajudar a buscar depois as referências quando precisar.
- as suas anotações e inspirações com cada leitura: um rascunho de produção pessoal a partir do que foi lido. Podem ser questionamentos, reflexões, dúvidas, conexões, o que surgir na sua mente durante a leitura do material.
- os trechos que importantes: seja os que você entende que podem ser usados no seu trabalho ou que podem te inspirar na escrita.
Existem diversos métodos para organizar esses diferentes pontos e inclusive cursos sobre escrita acadêmica. Eu não sou especialista no assunto, prefiro não sugerir nada específico, apenas comentar aqui como eu tenho feito e o que tem funcionado e o que não funciona pra mim, só para te ajudar a refletir e talvez economizar um tempinho por aí, evitando de experimentar o que você achar que também não vai funcionar pra você.
A primeira coisa que eu fiz foi criar um cronograma pra mim com as etapas do trabalho para me guiar. Vou atualizando a evolução e incluindo atividades e acompanhando. Não vou entediar vocês com detalhes do tema, mas basicamente temos quatro frentes de leituras para compor o tema e como vai ser um relato de experiência tem também a produção contínua de relatos. Depois vai ter o momento da escrita em si. E no meio disso as reuniões de discussão e orientação, claro. No final de Outubro temos que apresentar uma espécie de pre-projeto e em Junho do ano que vem o artigo finalizado.
Bom, eu sou do tipo que prefere ler no papel, então eu imprimo ou compro os livros de referência. E eu não tenho dó de rabiscar, então vou marcando com marca-texto os trechos que me chamam atenção, colocando post-its e anotando de lápis meus comentários ao longo da leitura.
Cada novo material que eu leio vou atualizando em uma nota no Evernote (poderia ser um documento no drive também) e o arquivo do material eu subo em uma pasta do drive. Eu tento já colocar no formato de referência bibliográfica da ABNT pra facilitar minha vida depois (acho chatíssimo, aliás, mas faz parte).
Quando eu acabo de ler eu também escrevo ao lado do título minhas impressões e como eu acho que ele pode me ajudar no meu TCC, ou seja, sua relação direta com o tema. Algumas vezes é por conta da descrição de um conceito, ou de uma teoria, outras porque achei que tem exemplos que podem ser aproveitados, em outros vejo que as referências que o material usou podem ser fontes de novas leituras pra mim.
So que fui vendo que anotar ali no papel não estava funcionando porque eu não estava olhando mais pro papel. Então percebi que tinha que criar uma tabelinha linkando o material com as ações pra me facilitar a vida quando preciso consultar o que ainda preciso fazer.
Conforme fui lendo o volume de materiais lidos foi aumentando e eu fui ficando perdida do meu tema, foi ampliando tanto que fui ficando sem direção nas leituras. Comecei então a listar minhas dúvidas na tabelinha dos materiais, tipo: "me fez repensar o publico alvo", ou "será que precisamos nos aprofundar no conceito x?" o que foi me ajudando a buscar novos materiais para leitura e a discutir o trabalho com os outros autores (o TCC será em trio) e a orientadora.
Uma outra coisa que fui percebendo recentemente foi uma necessidade de escrever sobre o tema. Nesse primeiro semestre o esperado é só a leitura e delimitação do tema, definindo estrutura de tópicos e resumo, deixando a escrita só para o próximo. Mas eu percebi que eu entendo melhor as coisas escrevendo, ajuda a organizar minha mente. Então resolvi que vou começar a escrever. Mas não no formato acadêmico, como uma reflexão, uma escrita livre sobre minhas ideias e pensamentos sobre os assuntos que tenho lido e como eles interagem com o tema, sabe?
Enfim, esse tem sido o meu caminhar, usando a organização como apoio nesse processo. Quer que eu siga compartilhando minha experiência por aqui? Tem alguma dica para compartilhar comigo? Deixa aqui nos comentários.
PS: Sim, e minha segunda graduação e eu já escrevi um TCC e dois projetos de iniciação científica. Mas como era em uma área mais técnica da computação e a quase vinte anos atrás, muita coisa mudou e é um novo aprendizado.
0 comentários