Lidando com a fadiga de decisão
10:00Já ouviu falar de fadiga de decisão? É um conceito que surgiu lá na época da virada do milênio e se popularizou com o Steve Jobs e sua mania de usar roupas simples (jeans e camisa preta) para reduzir o volume de escolhas diárias. Nesse post eu te explico realmente o que é isso, como te impacta e como você pode lidar com isso melhor.
A fadiga de decisão na prática é a diminuição da nossa capacidade de tomar decisões de qualidade após um período de tomada de decisões intensiva ou prolongada. É como se você tivesse um limite máximo de decisões por dia e que ao chegar perto dele seu cérebro esquentasse tipo uma máquina chegando na capacidade máxima, sabe?
Existem algumas pesquisas sobre isso se você quiser se aprofundar, mas o que importa na verdade, é que na prática a gente sabe que fazer escolhas não é mesmo algo molezinha. É algo que demanda bastante da gente e se a gente puder reduzir, melhor né?
Então como a gente pode fazer isso? A resposta meio obvia é restringindo a quantidade de opções e consequentemente reduzindo a necessidade de fazer escolhas. Mas como?
Uma maneira é se observando para ganhar clareza a respeito do que é importante para você. Os seus critérios de priorização, lembra? Se está claro para você o que é mais importante, as escolhas já não demandam tanta energia, fica mais fácil.
Restringir o volume de escolhas também pode acontecer com o planejamento de uma rotina e hábitos. Claro que de tempos em tempos você vai precisar rever esse planejamento e hábitos, mas no dia a dia, é só seguir o que você já definiu que faz sentido para você, reduzindo a quantidade de escolhas necessárias.
Usando o exemplo do Steve Jobs, é planejar a roupa antes pra não precisar ficar toda hora pensando em qual usar. Ou planejar sua semana no domingo para não precisar ficar a cada instante do seu dia pensando qual a próxima atividade que precisa realizar, percebe?
Isso funciona também com o seu processo criativo. A gente tende a achar que quanto mais possibilidades melhor, mas a verdade é que quanto mais restrições, mais criativos somos. Sabe o que dizem sobre a criatividade do brasileiro? As mazelas sociais a que somos submetidos acaba fazendo a diferença na hora de criar.
Enfim, acreditando nisso ou não, vale a pena experimentar reduzir as alternativas de escolha definindo um escopo menor para o seu dia a dia. Faz isso e me conta aqui se te ajudou, combinado?
0 comentários