Como anda a organização do meu processo de produção de conteúdo

10:00



Costumo compartilhar aqui com vocês sobre meu processo de produção de conteúdo na Avesso do Caos e ainda não tinha feito isso desde que retomei esse ano o foco na minha empresa. Bom, como sou eu que faço de tudo um pouco por aqui, como muitos empreendedores (tamo junto, minha gente!), compartilhar minha organização pode te ajudar por ai.

Primeiro, eu quero começar relembrando o processo de produção de conteúdo que tem as etapas centrais: inspiração, planejamento, elaboração e análise. Você pode ver mais sobre cada uma delas nesse post que fiz aqui. Elas têm acontecido de maneira mais fluida por aqui, sem uma delimitação de blocos de tempo na rotina específicos para cada etapa. O bloco hoje é geral "produção de conteúdo". Recomendo ler o post sobre blocos de tempo e refletir sobre como funcionaria melhor para a sua realidade.

Atualmente meu conteúdo está nos seguintes canais: aqui no blog, no youtube (normal e shorts) e no instagram (timeline e reels). Volta e meia eu penso em parar o conteúdo por aqui porque não gera muito resultado (etapa de análise), mas acabo mantendo por gostar do processo da escrita e por ter alguns poucos fãs desse canal de comunicação que ainda me leem aqui (mas sigo repensando para 2025). Além desses canais, tenho um e-mail semanal (que volta e meia penso em parar também) e trocas diárias com o meu canal de membros no instagram.

Parece muita coisa, e é mesmo, mas eu criei uma estratégia que tem funcionado para reduzir o meu esforço de elaboração: reaproveitamento. Eu uso as ideias na elaboração dos posts escritos pra cá e nos roteiros dos vídeos e então a partir deles eu crio os posts da timeline do instagram. Uma frase do post do blog vira post, um corte do vídeo vira reels, uma pergunta associada ao tema, uma reflexão que surge nos comentários sobre ele, tudo vai virando post. Isso reduziu bastante a ansiedade por reunir novidades sempre diferentes de tudo o que eu ja tinha dito.

Em termos práticos, o meu planejamento também segue uma estrutura com base nos tipos de post em cada canal. O youtube eu alterno a resenha de um livro que eu li com algum exercício prático da minha consultoria e um tema que gera duvidas sobre a metodologia de produtividade que eu acredito. O blog vem de dúvidas e comentários ou de alguma inspiração de algo que vivenciei (ultimamente tem muito da psicologia e do dia a dia de retomar a gestão da Avesso). E no Instagram a linha editorial é composta de: frases minhas, frases dos outros (que vem dos livros que estou lendo), trecho de músicas (vou incluir poemas ano que vem), fotos minhas, perguntas pra refletir e frases polêmicas pra provocar.

Com essa clareza do que precisa ser produzido, eu consigo ir vendo o que falta pra frente. Ultimamente me coloquei a meta de finalizar o conteúdo de 2024 até o final de outubro. Já finalizei a timeline do instagram e já tenho o planejamento do youtube e do blog, então o foco está na elaboração deles.

Uma coisa que me ajuda muito também é me manter atenta e curiosa para o que eu consumo na internet percebendo o que pode virar conteúdo. Ler, assistir filmes e séries e conversar com as pessoas também é sempre um excelente caminho para novas ideias, além da minha própria rotina (incluindo o atendimento aos clientes de consultoria e os comentários nas palestras, claro).

O que acaba acontecendo é que eu vou mantendo um banco de ideias, com tudo o que surge ainda sem formato e que depois vai sendo consultado para completar o planejamento. E como faço isso em paralelo e sempre, ao invés de primeiro planejar e depois procurar o conteúdo ou primeiro pensar no conteúdo e depois planejar, as coisas acabam se encaixando e fluindo de uma maneira mais leve. 

O post já está gigante (será que teria ficado melhor em vídeo?) então deixa eu falar rapidamente dos controles e ferramentas. Atualmente uso o Canva para todas as imagens (posts da timeline, slides, capas de reels e youtube). Uso o imovie pra edição dos vídeos e o capcut para incluir as legendas automáticas (não sei dizer porque, mas gosto mais assim). Uso o Evernote para a escrita dos posts aqui do blog e roteiros dos vídeos do youtube, além de também para gerenciar o planejamento das postagens e o banco de ideias.

Pra terminar, um lembrete importante: o seu processo de produção de conteúdo é só seu. Você pode ter mentores que te ensinem coisas que você ainda não sabe, mas experimente e adapte a sua realidade para que a produção de conteúdo não acabe virando mais uma fonte de estresse e ansiedade na sua vida, combinado? Se precisar de ajuda, conta comigo (eu tenho um mini-curso sobre a organização do processo de produção de conteúdo e tenho a consultoria individual para empreendedores)!

You Might Also Like

0 comentários