Os pilares de uma vida organizada
10:00Quando estava preparando a minha palestra Produtividade Leve explicando a minha metodologia nas consultorias, fiquei procurando aqui no blog algum texto em que eu explicasse a minha visão sobre o assunto organização e produtividade. Apesar de estar tudo por aqui, está espalhado e não achei um post unindo os dois pilares que considero centrais nesse tema. Isso acaba hoje. Vamos falar sobre o que eu considero os pilares de uma vida organizada e como eles estão relacionados.
Existem muitas coisas que eu considero fazerem parte de uma vida organizada, inclusive o caos e como lidar com ele. Tem um post aqui com um manifesto com algumas ideias centrais do que seria um estilo de vida organizado. Mas o centro mesmo, os pilares principais pra essa estrutura são: Rotina e Objetivos.
Ta bom, entreguei logo de cara que é pra não te enganar, não vou reinventar a roda aqui. Mas a simplicidade aparente não significa necessariamente uma facilidade de implementação. Muita gente fala sobre essas duas coisas em separado. Rotina, gestão de tarefas, administração do tempo, controle de hábitos de um lado. E do outro lado os objetivos, metas, indicadores, planejamento.
Ambos são importantes com certeza. Mas o mais importante é como eles se encontram para sustentar uma vida organizada. Como eles se cruzam para caminhar juntos nessa sua jornada por uma vida mais leve e produtiva, sabe?
Se você olha para cada coisa em separado você adquire métodos e ferramentas, mas talvez elas não conversem entre si ou você não se aprofunde nelas. E é a conexão entre todas essas coisas que dá a liga e te faz sentir de fato os resultados presentes. Uma rotina organizada, com hábitos saudáveis e um sistema de gestão de tarefas pode não te levar em direção a vida que você deseja. E objetivos claros, alinhados com seus valores e desejos, com um plano de ação concreto com prazos e metas pode se tornar irrealizável caso não esteja prevista a sua execução na sua rotina.
O que une essas duas coisas é um mergulho em si mesmo, a auto-observação, o entendimento da sua história, funcionamento, contexto, desejos. Envolve experimentar, ajustar, acolher o caos e permitir as pausas que te ajudam a refletir e revisar o caminho que você está constantemente construindo.
Eu podia fechar esse post agora te vendendo a minha consultoria individual onde a gente faz isso junto. Mas a verdade é que talvez você não precise ou possa me contratar nesse momento da sua vida. Então, presta atenção no caminho, lembra dos pilares e faz o que for possível pra você.
O mais importante é que as coisas se conectem e você perceba como encaixar os conteúdos sobre organização e produtividade que você consome. Para que não vire um caos ainda maior de exigências e pressão por resultado. Você não precisa disso. Você precisa se conectar com você mesmo e o resto vai se encaixando aos poucos.
0 comentários