Como diferenciar preguiça, tédio, cansaço, procrastinação e desmotivação
10:00Quando a gente fala sobre produtividade, é comum que esses nomes apareçam como coisas que interferem nos nossos planos e rotina, como causadores do caos em nossas vidas, como motivo para não realizarmos ações planejadas. Mas o que significa cada uma dessas coisas pode te ajudar a entender o que está acontecendo contigo e te ajudar a encontrar um caminho para lidar melhor com isso.
Eu vejo cada um desses termos como sintomas, mas não como a doença necessariamente. Quando você está gripado, a doença é a gripe e os sintomas podem ser vários, como febre, coriza, dor muscular. Entende a diferença? É muito importante saber identificar os sintomas e cuidar deles, mas entender que eles são sinalizadores de que algo não vai bem por ai e você precisa investigar para ficar realmente bem.
Porque eu estou te falando isso? Porque muita gente quer resolver a procrastinação, acabar com a preguiça, eliminar o cansaço, e na verdade isso não necessariamente resolve. O ideal seria entender de onde vem cada uma dessas coisas e como lidar com elas quando elas surgem...que remedio tomar para aliviar é importante, mas entender que é importante que esse sintoma surja sempre que algo estiver errado, como um alerta.
Outra coisa que todos esses termos têm e comum é que quando eles surgem, afetam a realização de atividades no nosso dia a dia. Você reduz o ritmo, paralisa...e isso não necessariamente é algo ruim, apesar de muitas vezes a gente entender dessa forma (o que acaba atrapalhando as coisas)
Dito isso, vamos entender a diferença entre cada um deles:
- Preguiça: uma vontade de se manter como está. Tem a ver com conforto, com inércia. Aquela sensação gostosa de ficar onde está, tipo quando você está no frio debaixo do edredom assistindo um filme legal e alguém te chama pra sair. A preguiça te conta que te falta energia ou desejo. Pode ser o resultado do cansaço ou da desmotivação.
- Tédio: uma falta de interesse em qualquer coisa, quando você tem vontade de fazer alguma coisa mas não sabe o que exatamente e nada que você pensa em fazer parece interessante. Tipo quando cai o sinal da internet e você precisa ficar sozinho em casa. O tédio te conta que o seu entorno não está interessante e te impele a fazer algo para mudar isso.
- Cansaço: quando você sente em você o peso da sobrecarga física, emocional ou mental e isso diminui a sua disposição para realizar as coisas. Tipo quando a gente, depois de um dia cheio de trabalho, fica sem vontade de brincar com as crianças. O cansaço te dá o alerta de que você precisa parar para repor a sua energia.
- Procrastinação: quando você adia realização de algo que você sabe e reconhece que deveria estar fazendo. É uma evitação consciente de algo, como quando tem que ligar pra agendar o médico e inventa mil coisas pra fazer pra justificar não ter ligado. A procrastinação te conta que tem algo no que precisa ser feito que não está muito claro ou está te incomodando e te gerando angústia.
- Desmotivação: quando você não se sente no clima ou não vê motivo para fazer algo. Quando no trabalho te pedem para fazer algo que não tem nada a ver com sua função ou que você considera chato. A desmotivação te mostra que você está desconectado do que te faz bem.
Claro que uma coisa pode levar a outra ai nessa lista de termos. A preguiça pode te levar ao tédio, o cansaço pode levar a preguiça, a desmotivação pode levar a procrastinação. Mas elas são, em si, diferentes.
Outra coisa importantíssima de perceber é que cada um desses termos representa uma sensação, algo que você percebe em você e tem a ver com como você está naquele momento. Ou seja, você não é nenhuma dessas coisas, elas não te definem necessariamente. Mas elas caracterizam, claro, o seu momento. Você pode estar com preguiça, mas isso não significa que você é preguiçoso.
Cuidado com os rótulos que você coloca em você mesmo!
Agora me conta aqui nos comentários se esse conteúdo te ajudou por ai e como você lida com esses diferentes termos na sua vida.
0 comentários