Mínimo viável
15:00Outro dia em uma sessão de consultoria individual, comentei com uma cliente sobre a importância de, em uma rotina cheia de atividades, poder reconhecer o mínimo necessário e viável de cada dia e como isso pode ser poderoso para a sensação de produtividade diária. Depois percebi que ainda não tinha falado sobre esse conceito por aqui, então nasceu esse post de hoje.
Quando a gente planeja a rotina ou a semana (tem diferença e eu já expliquei isso aqui), a gente fica atento a nossas necessidades levando em conta o contexto em que estamos e isso costuma nos levar para o que em projetos e processos chamamos de "caminho feliz".
O caminho feliz é aquele em que as coisas saem como planejamos, quando tudo dá certo, nas condições normais esperadas (lembra da CNTP das aulas de ciências?). Mas por mais realista e alinhados com o contexto nosso planejamento seja, nem sempre as coisas acontecem como imaginamos, não é verdade?
Quando o caminho feliz não é possível, o que a gente faz? A gente segue o mínimo viável. Aquele caminho que não nos faz realizar tudo o que imaginamos mas pelo menos garante um mínimo que faça a máquina girar e nos deixe a sensação de que o dia não foi perdido.
Mas essa alternativa só vai funcionar se a gente tiver pensado nela antes. Ou seja, é preciso saber identificar o mínimo viável no momento em que a gente estrutura o nosso planejamento.
Pensa no exemplo de um dia trabalho em que você tenha planejado contato ativo com clientes, um momento para produção de novos conteúdos e outro para a preparação de um novo produto. Suponha que nesse dia te ligam da escola do seu filho e você precisa ir buscá-lo. Isso vira a prioridade, certo? Com ele em casa, não vai dar para fazer tudo o que você tinha planejado, mas de repente você pode fazer o mínimo viável. Nesse caso do exemplo, o mínimo poderia ser o contato com pelo menos os dois principais clientes.
Já sabendo as atividades do seu planejamento semanal / diário e já marcando aquelas que você prioriza ou entende que é o mínimo que precisa fazer para considerar o dia produtivo, fica mais fácil em um momento de mudança de contexto e impossibilidade de seguir completamente o planejado o que você precisaria fazer.
Você pode marcar essas atividades com um asterisco ou marca texto colorido para tornar mais fácil a identificação no seu planejamento, por exemplo e ganhar clareza do que precisa ser feito a qualquer sinal de caos na sua rotina.
Enfim, a técnica é essa. Espero que você tenha curtido. Deixa nos comentários se você já faz algo do tipo ou se tem alguma dúvida sobre esse assunto pra gente continuar esse papo.
0 comentários