Dando um gás no segundo semestre do ano
10:00Agosto é o mês oficial da retomada. Assim como o ano só começa em Fevereiro (de preferência depois do carnaval), o segundo semestre do ano só começa em Agosto, depois das férias de Junho/Julho (e da comilança das festas juninas). Como a gente faz pra retomar o fôlego?
Semana passada já falei sobre os estudos, mas agora quero ampliar, bora falar de objetivos em geral. Porque eu sei que você definiu os seus para esse ano lá na virada e provavelmente deixou eles guardados, não é?
Então bora mudar isso. Pra dar um gás no segundo semestre (sim, ainda dá tempo), você precisa pegar os objetivos que definiu no início do ano e tirá-los da gaveta.
Comece olhando para eles e analisando se eles ainda fazem sentido. A gente tá sempre mudando, nosso contexto também, e as vezes você já nem quer mais aquilo que queria seis meses atrás. Fora que alguns você pode até ter conseguido realizar, vai saber?!
Se quiser incluir mais algum (tem que ser viável realizar ainda esse ano, hein?), pode aproveitar esse momento para isso.
Agora que você já está com seus objetivos revisados, aproveita para esclarecer melhor. Entenda o que exatamente você deseja, porque, como vai se sentir, o que pode ajudar, o que pode atrapalhar, mapeie mesmo o máximo de coisas que envolvem e interferem nesses objetivos. Quanto mais você esclarece, mais próximo você fica de realizar.
Com clareza, agora você pode listar ações concretas e simples para alcançá-los. Se já tiver feito isso no início do ano, revise e ajuste listando o que ainda falta. Para essa lista, lembre que quanto mais quebrar em ações mais simples e concretas, mais fácil vai ser realizar e evoluir nelas. Sabe aquela sensação de: é tão fácil que eu vou fazer logo?! A ideia é essa. Ações muito complexas ou que envolvem várias acabam te paralisando.
Pensa que acabou? Então pode ser por isso que você não realizou até agora...porque o "pulo do gato" na verdade vem agora! É revisar sua rotina e incluir um bloco de tempo, agendado mesmo, para evoluir em seus objetivos. Agende com você mesmo o compromisso semanal de olhar para seus objetivos e evoluir neles. Se você se comprometer com pelo menos uma ação por semana, você já vai evoluir bastante até o final do ano.
Claro que com alguns objetivos, você vai ter que ir além de reservar um tempinho por semana, talvez você tenha que incluir novos hábitos diários, ou mesmo dedicar um bloco maior diário para isso. Vale avaliar e entender o seu momento e sua necessidade.
Acredito que com esse passo a passo você vai conseguir retomar e dar esse gás no segundo semestre. Só de fazer contato com os seus objetivos nesse momento na verdade já vai te conectar novamente e fazer a diferença para ficar atento as oportunidades ao longo do caminho.
Me conta se fez sentido pra você!
0 comentários