Retomando a organização dos estudos

09:03

As aulas estão retornando para esse segundo semestre do ano e precisamos retomar a organização depois de um período de férias. Já reparou como chove postagens sobre volta as aulas no inicio do ano mas pouco se fala sobre essa retomada do segundo semestre? Aqui não, bora falar sobre isso!

Eu particularmente acho a retomada após a pausa do meio do ano mais desafiadora do que a do início. A pausa do meio do ano, pelo menos aqui no Brasil, é tão curtinha que não chega a ser suficiente pra muita coisa, então fica aquele misto de queria descansar mais com bora acabar logo esse ano. Acontece por ai também?

Para falar sobre a organização nessa retomada, primeiro bora pensar que existem pelo menos três tipos de estudos que podem estar retomando nesse momento: colégio (planejamento pro ano), faculdade (planejamento por semestre) ou cursos/ estudos personalizados (planejamento personalizado). 

Adapte então as dicas para a sua realidade. Vamos aos pontos principais:

  • Revise seus horários e rotina: veja o que funcionou no primeiro semestre e o que foi mais desafiador e tente ajustar. Veja também o que mudou, em que assuntos você ja evoluiu e não precisa mais focar tanto e quais as novidades que precisam de mais atenção. É importante ajustar seu tempo de estudo priorizando os temas que possui mais dificuldade.
  • Organize o material dos estudos. Caderno, estojo, deixe tudo separado e em bom estado. Pode parecer besteira, mas um material organizado já te deixa em um clima de maior disposição. Aproveite e guarde os materiais que não vai mais precisar e deixe a mão aqueles que são mais importantes no momento. Importante também repor o que estiver no fim ou em péssimo estado e adquirir algum novo material para apoiar seus estudos.
  • Organize seu espaço de estudo. O mesmo vale aqui. Estudos mostram que um espaço organizado ajuda a manter a mente em ordem. Deixe as superfícies livres e cada coisa em seu lugar, evitando poluição visual para não ter distrações.
  • Fique atento as datas e prazos, sejam avaliações, entregas ou metas pessoais. Já mapear isso no início do semestre te ajuda a se preparar com mais antecedência.

No fim das contas, esse momento é uma espécie de recomeço, mas com uma bagagem que não precisa ser ignorada. Aproveite o que já aprendeu para apoiar os novos aprendizados. Funciona sempre melhor associar algo novo a algo que você já conhece, então busque sempre essas oportunidades para perceber essas interseções. 

Sempre bom também encontrar e reforçar sua rede de apoio. Amigos, familiares, mentores, pessoas que possam ter um conhecimento ou aptidão maior para um assunto em especial e que podem ser parceiros nesse momento de retomada para já te direcionar para o que é importante focar. 

Outra coisa importante sempre é resgatar seus motivos para o estudo. Para que você está se propondo a isso? Tudo tem um objetivo e encontrar algum que se conecte contigo faz toda a diferença. E tem que conectar contigo, não vale coisas tipo: meus pais me obrigaram, o mercado é cruel com quem não estuda, ou coisas assim. Troque por algo que te move, tipo: eu quero ser independente dos meus pais e quero me posicionar bem no mercado. Percebe a diferença? Busque seus porquês!

E no mais, bons estudos! Eu sou suspeita porque adoro estudar. Próxima semana retomo minhas aulas na faculdade (estou fazendo segunda graduação em Psicologia) e já estou me preparando. Muita gente acha que tem um momento que a gente para de estudar, mas pra mim a gente tá sempre aprendendo algo novo e adotar essa postura mais estruturada de estudos pode ajudar nessa absorção de novos conhecimentos.

Me conta aqui como é pra você e em que momento de estudos você está!

You Might Also Like

0 comentários