Vida Leve e Privilégios

10:07


A faculdade de psicologia ampliou bastante meu olhar sobre o mundo e as pessoas e um dos impactos aqui na Avesso do Caos é perceber que preciso ter mais cuidado com as coisas que digo sobre organização e produtividade, pois elas precisam, para atingir mais pessoas, considerar as diferenças de contexto que existem. 

Claro que eu poderia sempre chamar atenção sobre o meu lugar de fala e público a quem direciono as palavras…isso evitaria muitas dores de cabeça. Mas não resolveria a questão que é o meu desejo por poder fazer a organização ser possível para o maior número de pessoas.

Como assim Alice, a organização não é pra todo mundo?! Calma, eu continuo acreditando que sim. Mas é importante esclarecer que para alguns ela vai ser um hábito mais fácil de implementar do que para outros e precisamos falar sobre isso.

Muitos profissionais de organização e produtividade falam sobre como a organização torna tudo mais fácil. Mas a verdade é que nem tudo. Sua vida não vai mudar da noite pro dia e para algumas coisas você vai precisar de um apoio que talvez você não tenha ou não possa ter no momento.

A sua história de vida é única, assim como sua rotina e realidade atual. Muitas coisas interferem no seu dia a dia e algumas dessas coisas você não vai conseguir mudar (de onde você veio, seus pais, suas características físicas e sua personalidade ) e outras para mudar não vão ser tão fáceis ( seus estado de saúde, sua renda, sua escolaridade). Isso pra falar o mínimo, porque algo que para mim pode ser simples, para outras pessoas mexe com temas sensíveis, viram gatilho para questões bem profundas, o que torna esse processo bastante complexo.

Entende o que quero dizer? Não dá pra generalizar. É cruel. Algumas pessoas estão lidando com questões de saúde mental graves (depressão, ansiedade, pânico, burnout, fobias, por exemplo), outras com preconceitos e violências de todo tipo (racismo, machismo, capacitismo, homofobia, transfobia, gordofobia, xenofobia, por exemplo), outras estão sem condições financeiras nem para o básico, percebe onde estou querendo chegar? 

Como alguém pode dizer para essas pessoas simplesmente colocarem a mão na massa e parar de reclamar? Para algumas pessoas é reclamando, se revoltando e se posicionando a questionar o sistema cruel em que vivemos que as coisas vão melhorar, esse é o mão na massa prioritário e possível, sabe? 

A organização pode sim transformar vidas e não só para quem vive em estado de privilégio. Mas ela precisa se adaptar a suas necessidades, desejos e contexto. E entender toda essa dinâmica é o que me fez escolher a psicologia como segunda graduação. A vida tem nuances que não dá pra ignorar.

Talvez a organização não seja a primeira coisa que você precisa fazer na sua vida, outras coisas serão prioridade. Mas eu sei que lidar com o que te acontece de forma mais estruturada também pode te dar outra perspectiva e até clareza do que é possível fazer para modificar o que te faz mal!

Para algumas pessoas, nem com organização as coisas serão completamente leves. E eu peço desculpas se algum dia fiz parecer fácil assim. Mas o que eu sei é que a organização pode te ajudar a lidar com o que você estiver vivendo, independente do que seja. E isso pode deixar as coisas um pouco menos pesadas.

Obrigada por chegar até aqui comigo. São 9 anos de Avesso do Caos e eu tô de volta depois de uma breve pausa para seguir contigo por mais anos. Me conta aqui se esse texto fez sentido para você!!


You Might Also Like

2 comentários

  1. Ótimo texto e reflexão! Obrigada por compartilhar conosco =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alice Santos - Avesso do Caos25 de junho de 2024 às 08:45

      Feliz que tenha gostado! ❤️😘

      Excluir