Coisas que você precisa saber sobre objetivos
05:00Eu acredito que para organizar a vida a gente precisa olhar com profundidade para dois pilares: objetivos e rotina. Eu falo bastante sobre eles dois aqui no blog, mas hoje resolvi focar nos objetivos e reunir aqui todas as dicas principais com links para os posts em que você pode se aprofundar neles.
Aproveita que o post tá bem completo e já dá pra você começar a organizar seus objetivos por aí. Inclusive, com o primeiro semestre chegando ao fim, é importante estruturar os objetivos para o segundo semestre (ou revisar, se já tiver feito seu plano de ação anual).
Primeira coisa que a gente precisa saber com relação aos objetivos é que é importante ter clareza sobre eles. Alguns posts que podem ajudar:
- O que é felicidade para você - para refletir sobre o que te faz feliz já que não existe fórmula geral para felicidade. E para que seus objetivos possam estar alinhados com o seu conceito particular.
- O que é uma vida leve? - post sobre a subjetividade do conceito de leveza para que você possa identificar o que seria uma vida leve para você. É importante que seus objetivos possam estar alinhados com o seu conceito particular.
- Como são seus sonhos? - reflexão sobre sonhos e inspirações, afinal ganhar clareza sobre eles vai te ajudar a elencar seus objetivos.
- Reconheça suas expectativas - muita gente fala sobre a importância de reduzir as expectativas, mas acho que mais importante ainda é mapeá-las, reconhecer que elas existem.
- Esperança e produtividade - sobre a importância da esperança como combustível e motivação para seus objetivos. Em equilíbrio, claro, senão caímos no próximo ponto...
- Cuidado com os objetivos gigantes - nem sempre a gente é muito realista com nossos objetivos e isso acaba nos atrapalhando, nos paralisando até. Esse post é para ajudar a se organizar nesse sentido.
Com os objetivos definidos, é hora de criar planos de ação para eles:
- Planejamento e desejo - objetivos são sonhos ou desejos mais estruturados, planejados, então é legal ler esse texto pra refletir sobre a diferença e estabelecer um compromisso com seus objetivos.
- Plano de ação produtivo - nesse post eu falo sobre como quebrar seus objetivos em ações menores e concretas.
- Objetivos: expectativa x realidade - leitura interessante para se preparar para a realização dos seus planos de ação já entendendo que as suas expectativas podem não se tornar realidade.
- Atitude e um futuro organizado - sobre as nossas habilidades de execução e como elas interferem no momento de colocar nossos objetivos em ação.
Algumas coisas que podem te atrapalhar no caminho para a realização dos seus objetivos e como lidar com elas:
- Objetivos e autossabotagem - muitas vezes a gente trabalha contra a gente mesmo, até porque alguns objetivos nos fazem sair da zona de conforto e nos despertam defesas.
- Prazer imediato x realização futura - uma reflexão sobre como nosso cérebro funciona pra entender que por querer economizar energia a gente acaba indo contra o que desejamos de fato.
Não basta ter objetivos claros e plano de ação em andamento, é preciso acompanhar a sua evolução, observar o contexto e possíveis mudanças e então revisar quando necessário:
- Acompanhando o andamento dos seus projetos - apesar desse post falar sobre projetos, as dicas valem para objetivos, uma vez que por trás de um projeto sempre tem um objetivo.
- O que fazer com seus objetivos quando o contexto muda - mudanças de contexto não devem ser vistas como um problema, mas como uma oportunidade de revisão.
- Reflexões sobre mudanças e como lidar com elas - para entender os diferentes tipos de mudanças a que estamos sujeitos e como lidar com elas.
- Organizando e revisando metas e planos - o post é antigo e fala sobre o momento de virada de ano, mas a reflexão pode ser aplicada para outros momentos também.
- Simplifique e ganhe foco - além de revisar e acompanhar seus objetivos, durante a execução é preciso focar no que realmente importa para não desperdiçar energia.
É importante também aceitar que nem todos os nossos objetivos serão alcançados e estar preparado para quando isso acontecer:
- Um plano é só um plano - pra ajudar a tirar a carga pesada do planejamento e fluir de maneira mais leve com ele e com seus objetivos.
- Não cumpri minhas metas, e agora? - o que fazer na prática quando as coisas não saem como planejamos.
Antes de encerrar, vou deixar outros dois posts mais específicos de objetivos relacionados a vida profissional e a maternidade pois percebo que algumas vezes esses dois aspectos da vida acabam interferindo bastante na nossa organização pessoal como um todo:
- Objetivos e carreira - post que ajuda bem a refletir sobre seus objetivos profissionais.
- Maternidade, culpa e objetivos contraditórios - para refletirmos sobre a sobrecarga da maternidade quando definimos objetivos idealizados e irreais.
Tenho também um e-book gratuito bem legal sobre objetivos com exercícios para te ajudar a esclarecê-los que você pode baixar aqui.
Boa leitura e fica a vontade para colocar suas dúvidas aqui nos comentários.
0 comentários