Não se divida, se encontre!
05:00Uma necessidade que volta e meia aparece das clientes de consultoria e seguidoras que acompanham a Avesso do Caos é a de usar a organização para conseguir dar conta e se dividir entre os mais diversos papéis no dia a dia. Toda vez que escuto isso me da uma certa agonia e penso que se dividir significa não estar inteiro em nada e hoje eu quero falar sobre isso e sobre uma alternativa mais saudável.
Eu sei que é a força do hábito usar a expressão <divisão> para a necessidade de lidar com as diversas atividades da rotina. Mas eu acredito que as palavras têm poder e a imagem de se dividir em várias é forte demais. Imagina pedaços de você realizando cada um uma atividade diferente...acho que não é bem isso que a gente quer.
Entender o que exatamente a gente gostaria de ter é importante. Eu penso que o que a gente precisa é reconhecer as nossas necessidades, atividades e limites. Quais são os meus papéis no dia a dia? O que realmente precisa ser feito por mim e por ninguém mais? Com que periodicidade isso precisa acontecer? Como me sinto ao realizar essa atividade? Porque ela é importante para o meu bem estar?
Algumas pessoas já reconhecem a importância de estar inteira, mas acabam caindo na armadilha de "ter que" escolher e deixar de lado algumas coisas importantes para si. Como se não fosse possível vivenciar o todo.
Mas você não precisa necessariamente escolher entre si mesma e as pessoas que importam para você. Ou escolher entre ser mãe e se desenvolver na carreira. E nem deixar de lado quem você é e o que te faz bem. Você pode encontrar um equilíbrio que funcione para você e que respeite os seus limites. Você pode alternar entre as atividades buscando esse equilíbrio e se observar constantemente para entender se está fazendo sentido pra você.
Você pode usar a organização como uma ferramenta para entender suas necessidades e o seu lugar no mundo e então criar a partir dessa clareza a vida que você deseja. Uma rotina que te realize e faça sentido para você, alinhada com seus valores, com espaço para o que realmente importa. Um dia por vez, se mantendo em movimento, se desenvolvendo e curtindo cada etapa.
Talvez o problema esteja na imagem idealizada do que é "dar conta" dos seus vários papéis e do que eles representam de fato pra você. Fazer um mergulho em si mesma pode ajudar a desmitificar algumas dessas idealizações e tornar as coisas mais simples. E a partir daí, é uma questão de investir em si mesma.
Ao longo dos anos na Avesso do Caos eu fui percebendo que o processo de organização tem tudo a ver com autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. A gente aprende a lidar melhor com nossas atividades e os imprevistos sem sofrimento, e é possível assim criar uma rotina que respeita nosso ritmo e momento de vida.
Pra mim, não é uma questão de se dividir, é uma questão de se encontrar e fazer escolhas condizentes com a sua realidade, visando o equilíbrio. Que possamos estar inteiras no que estivermos fazendo sem que seja preciso nos machucar no caminho.
Se precisar de ajuda nesse mergulho através da organização, conta comigo!
0 comentários