Curiosidades sobre minha rotina de produção de conteúdo
05:00
A produção de conteúdo é o coração da Avesso do Caos e é por isso que eu me dedico a manter esse processo de produção de conteúdo organizado. Hoje vou compartilhar um pouco da minha rotina em linhas gerais porque eu sei que muita gente tem curiosidade e porque pode te inspirar por aí a procurar o seu jeito de fazer.
Eu recebo muitas perguntas de outros empreendedores sobre como eu consigo dar conta de produzir tanto conteúdo (Blog, Youtube, Newsletter, Instagram - e olha que dei uma reduzida nos canais de distribuição esse ano): quanto tempo você se dedica a isso? como exatamente você pensa o conteúdo? De onde vem a inspiração? que ferramentas você usa? você tem uma equipe de criação que te ajuda?
Bom, eu já falei aqui um pouco sobre o que eu acho que me ajuda bastante (vale a leitura), mas como algumas coisas práticas na minha estratégia mudaram esse ano achei que poderia detalhar um pouco mais nesse post de hoje.
Então, vamos lá, vou responder então as perguntas mais frequentes:
- Quanto tempo você dedica a produção de conteúdo? Eu me dedico cerca de 6 a 8 horas por semana para produção de conteúdo entre planejamento, inspiração, desenvolvimento e análise de métricas. Algumas semanas mais outras menos dependendo do ritmo mas me organizo para dedicar sempre alguns blocos para isso toda semana. Esse tempo não acontece todo em um único dia, eu distribuo ao longo da semana. No início o foco maior é em inspiração e planejamento, na sexta feira costumo programar um tempo para desenvolvimento e análise.
- Você tem uma equipe de criação que te ajuda com o conteúdo? Até ano passado (2020) eu fazia tudo sozinha (imagens, texto, vídeos, tudo). Então tive a ideia de fazer umas mudanças no layout e design das artes na timeline do instagram e procurei a Nath Hera para me ajudar fazendo algumas ilustrações base para eu utilizar nos posts. Hoje então o nosso esquema é que eu planejo o mês seguinte, passo para ela as imagens que vou utilizar e que não sei bem como deixar mais leve, listo alguns elementos que eu gostaria de ter novos e ela produz e me envia para que eu possa unir as artes e textos e programar os posts. Não chega a ser uma equipe de criação, mas tem sido uma experiência incrível trabalhar com outra pessoa no processo criativo ainda que seja focado nas imagens e símbolos. Isso mudou também o meu cronograma e rotina porque agora eu preciso garantir que ela tenha as informações com antecedência e acompanhar o processo de criação das ilustrações dando suporte e validando além de cobrar para que os prazos não interfiram no meu planejamento. Como organização por aqui é um hábito e a Nath já fez consultoria comigo, tem dado certo.
- como exatamente você pensa o conteúdo? De onde vem a inspiração? A inspiração vem de todo lugar: do meu dia a dia em casa, das dúvidas e questões das clientes de consultoria e alunos dos cursos, dos comentários e interações no instagram, das pesquisas que eu faço com quem acompanha, dos colegas de profissão, das coisas que eu leio e assisto, das conversas com amigos e família, enfim, não tem muita regra. O que mudou um pouco desde setembro do ano passado é que antes eu ia usando essas inspirações sem muito critério, ia pelo momento, o que eu tava afim de publicar ou o que eu tinha planejado de uma maneira mais intuitiva. Hoje eu planejo utilizando o meu portfólio de ofertas como guia, pensando como negócio também, entendendo como as publicações nos diferentes canais podem se conversar para reforçar a mensagem e realmente cumprir com o meu objetivo. A inspiração fica mais separada ainda do planejamento, em momentos completamente diferentes e uma alimenta a outra. Quando eu monto o planejamento eu vejo no meu banco de ideias o que eu poderia aproveitar para encaixar na estratégia e uma inspiração pode ajudar a reforçar a estratégia.
- que ferramentas você usa? eu uso várias ferramentas para apoiar o meu processo e vou mudando também ao longo do tempo para testar alternativas que me atendam melhor. Hoje uso o trello como base para a gestão do processo como um todo. Lá tem os links e informações que preciso e subo as artes prontas e escrevo as legendas. O Evernote eu uso para escrever os textos do blog (to usando ele agora, inclusive escrevendo esse texto) e-mails da newsletter e os roteiros dos vídeos do youtube. Esses textos eu uso alguns trechos para posts na timeline do Instagram também então não deixa de ser uma ferramenta também de inspiração. Uso o Canva para montar as artes para o Instagram e cabeçalho de e-mails. Uso uma planilha para acompanhar as métricas (taxas de abertura de e-mails e engajamento do instagram) porque gosto de gerar gráficos para entender as tendências. Uso o papel para pensar o planejamento porque me ajuda a ganhar perspectiva e clarear e conectar as ideias, mas agora que a estratégia está mais clara tenho conseguido usar mais o trello direto pra isso. Uso o RD Station para enviar as newsletters, acompanhar as métricas de tráfego e conversão e criar as páginas das ofertas.
Sempre bom lembrar que o que funciona pra mim pode não funcionar pra você, viu? Cada pessoa tem sua individualidade, facilidades e dificuldades e você precisa testar pra encontrar seu caminho. Outra coisa, se tem sido difícil organizar esse processo por ai, eu posso te ajudar com o curso Conteúdo Top ou com as Consultorias individuais, tá?
Conta comigo e se você tem alguma outra pergunta sobre como eu faço, me manda aqui nos comentários.
0 comentários