Os 7 Mitos da Organização
05:00
Chegou a hora de dar nome e desbancar esses mitos sobre a
organização que circulam aí pelo imaginário popular.
- Mito de Gabriela: Poucas pessoas são organizadas. Organizar é um dom. Se você não nasceu organizado sua sina é permanecer na bagunça.
- Desbancando o mito: Eu nasci assim, vou ser sempre assim", sabe a música? Então, tem muita gente que acredita que nasceu desorganizado e que nada pode mudar isso. A verdade é que todos podem ser organizados se quiserem e se dedicarem com determinação. Organização não é uma característica, é um hábito.
- Mito do Milionário: Organizar a vida é caro, vou gastar rios de dinheiro com profissionais, móveis e objetos organizadores.
- Desbancando o mito: Isso vai depender de você. Dá para fazer você mesmo sem gastar nenhum dinheiro, no seu tempo. É só se dedicar a isso e exercitar o olhar, reaproveitar seus próprios objetos, mergulhar em si mesmo, seus objetivos, atividades e prioridades.
- Mito da Fada PO: O profissional de organização sozinho vai organizar tudo sem que eu precise me envolver. Minha bagunça vai sumir como em um passe de mágica.
- Desbancando o mito: O profissional poderia até resolver tudo para você sem te envolver, mas provavelmente a sua bagunça iria voltar e você ou ia depender sempre dele para manter organizado ou pior, ia achar que a culpa foi dele que não fez um bom trabalho. A organização só funciona e se mantém com o seu envolvimento. É preciso conhecer sua rotina, personalidade e preferências para que as coisas se mantenham realmente organizadas o máximo de tempo possível.
- Mito MacGyver: Organizar é tão difícil que só ele pra conseguir.
- Desbancando o mito: Não é preciso ser Macgyver, só é preciso se dedicar, mergulhar no caos e colocar a mão na massa.
- Mito Mel na chupeta: Organizar é fácil e sem esforço.
- Desbancando o mito: Não vou mentir pra você, organizar não é fácil, não é mel na chupeta. Dá trabalho. Mas é bom também lembrar que é possível.
- Mito do Desprendido: Para organizar minha casa preciso me desfazer das minhas coisas
- Desbancando o mito: Não necessariamente. A triagem é uma etapa importante da organização e pode sim envolver o descarte. Mas o mais importante é você entender a funcionalidade e utilidade dos seus objetos. Você não é obrigado a se desfazer de nada.
- Mito do TOC: Se você é organizado, tem TOC
- Desbancando o mito: Algumas vezes até pode ser esse o caso…mas associar o transtorno a organização diminui tanto a doença quanto os benefícios de uma vida organizada. É verdade que a desorganização ou a organização excessiva podem estar ligados a algum transtorno psíquico, mas a grande maioria das pessoas que adquirem o hábito da organização não possuem o transtorno.
Essa é a minha lista. De coisas que escuto por aí, das
preocupações de quem quer se organizar mas sente dificuldade. Você já acreditou
em algum desses mitos? Que outras crenças você tem a respeito da organização?
Me conta! Deixa aqui nos comentários!
4 comentários
Costumo ser organizado, mas a parte de fazer essa triagem, separar as coisas que talvez não tenham tanta utilidade no momento que é difícil.
ResponderExcluirExcelente post Alice!
Paulo H. Soares
Pois é Paulo, mas não precisa ser difícil né? ;)
ExcluirQue bom que gostou!
Seus post são sempre muito úteis. Sou organizada mas de vez em quando relembrar as verdades e não os mitos ajuda muito. Mesmo os organizados tem que fazer reavaliação periodicamente se não perde o rumo. Este assunto dos mitos será sempre atual e necessário. Parabens!
ResponderExcluirAh que delícia ouvir isso! Sempre bom relembrar né? Essa reavaliação é super importante mesmo! A organização é um hábito! Obrigada e vamo que vamo!!
Excluir