Clareza e Organização
10:00Eu falo bastante sobre clareza por aqui e como essa é uma das maiores contribuições e resultados da organização presente na sua vida. Mas o que exatamente isso significa e porque clareza é importante? E ainda: é possível ter clareza no caos?
Pra entender o que é essa clareza de que tanto falo, te convido a olhar pro oposto, para a falta de clareza. Eu vejo como se fosse a vista embaçada (tipo quando a gente dilata a pupila) ou quando estamos em um ambiente pouco iluminado. É aquela sensação de não reconhecer muito bem as coisas ao redor, a sensação de insegurança, o medo de dar mais um passo.
Em muitos momentos, quando estamos com a desorganização muito presente nas nossas vidas, nos sentimos assim como na cena que descrevi acima. O caos presente em várias áreas e a gente nem consegue entender como foi parar nessa situação. Não consegue dar o primeiro passo porque nem sabe por onde começar e fica com a sensação de que é impossível mudar isso.
E é aí que o processo de organização entra, como uma lente, ou chama, que vai clareando o contexto, ajudando a dar foco e te permitindo fazer as escolhas necessárias para se sentir seguro para explorar a vontade, no seu tempo.
A organização, da forma como eu a vejo pelo menos, te dá o acolhimento que você precisa para olhar para as diferentes áreas da sua vida, mergulhando em si mesmo para identificar os diferentes tipos de caos e o que eles te contam sobre você e suas necessidades.
E a cada mergulho, você vai ajustando, separando, entendendo. Você descobre onde exatamente o caos está e porque ele está presente. Você entende o que é possível modificar e aprende a lidar com ele, sem a ansiedade de ter que eliminá-lo completamente.
Mas talvez você esteja pensando: "eu me sinto no caos e tenho toda clareza de onde ele está e porque ele está presente. O que me falta é organização, não clareza". Boa observação, mas a meu ver, ainda não tem clareza o suficiente. É claro que se você realmente já sabe onde o caos está e porque ele está presente, você já caminhou bastante numa eventual escala de clareza.
Mas se a organização ainda não está presente, tem algo sobre você que ainda está obscuro e fora de foco. Talvez a idealização, o perfeccionismo, a insegurança, ou uma melhor percepção sobre seus desejos e seu funcionamento em geral. E talvez exista também uma dificuldade com métodos, ferramentas e controles, claro.
O meu ponto é exatamente esse. Se a organização não se faz presente, é porque ainda falta clareza. E investir em organização precisa estar associado a conquistar essa clareza. Digo isso porque tem muita gente vendendo organização de maneira impessoal e desconectada de você, que é o elemento central da sua vida.
"Como assim Alice, me da um exemplo?" Claro, dou logo dois! Cursos sobre ferramentas e métodos que não necessariamente se adaptam a sua realidade ou profissionais de organização que organizam espaços sem que você participe do processo (pelo menos minimamente, explicando o funcionamento da sua rotina e uso dos espaços e objetos).
Da forma como eu vejo, isso não é organização justamente por não trazer a clareza como um aspecto do resultado. Consegue perceber?
Bom, espero que esse post tenha te ajudado a entender a importância da Clareza e da Organização na sua vida. Deixa aqui nos comentários a sua dúvida.
Quer entender mais como anda o seu nível de clareza por ai? Vem nesse outro post em que eu falo sobre os diferentes níveis para você identificar em qual você está no momento.
0 comentários