Organização e momentos difíceis
05:00Quando eu falo sobre organização e dou dicas e apresento possibilidades, é comum surgirem depoimentos e comentários sobre o quanto é difícil aplicar e na maioria das vezes essa dificuldade está associada a pessoa estar passando por um momento particularmente difícil. Acho importante então que a gente fale sobre isso, para que a organização possa também te ajudar nesses momentos.
Primeira coisa que eu quero falar aqui é que cada um sabe o que é o seu momento difícil e que não cabe aqui definirmos o que é ou não difícil em linhas gerais. Se está te impactando e te fazendo sofrer de alguma maneira, é um momento difícil, de unha encravada a câncer, de luto a casamento, de promoção a demissão, de viagem a crise financeira. Sem julgamentos com a dor de cada um, combinado?
Dito isso, é importante que você tenha clareza do quanto esse momento difícil pelo qual está passando te impacta realmente e como isso se dá. Te impede de agir, mexe excessivamente com seu emocional (ansiedade, raiva, tristeza, euforia ), te deixa mais aéreo? O que exatamente acontece e como te afeta?
Pode parecer óbvio, mas a gente tem mania de atropelar essas coisas e usá-las como justificativa pra tudo sem parar realmente para refletir. E é parando que vem a clareza que você precisa para lidar com o que acontece. E, aliás, isso por si só já é organizar...te ajuda a colocar as coisas em perspectiva e deixar a mente mais leve, só de olhar para as coisas como elas são realmente.
É comum em momentos difíceis receber conselhos como "vai dar tudo certo", "foco, força e fé", "pense positivo". Mas a gente sabe que não é bem assim e que normalmente esses conselhos não vêm envoltos de real empatia. Fora que estamos imersos em uma sociedade capitalista que visa o lucro e a produtividade em termos financeiros, não sejamos ingênuos. Isso para te dizer que você precisa filtrar esses conselhos levando em conta a sua realidade e limites pessoais. Não se culpe além da conta, afinal "cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é", como canta Gal Costa.
Desculpe te frustrar, mas eu não vou te dizer o que exatamente você deve fazer. Eu vou te dizer para refletir e organizar o seu pensamento e a sua vida para que ela se torne mais leve e produtiva levando em conta o seu momento.
Um exercício que ajuda bastante nesse sentido é o da escrita livre, pois nele você pode entrar em contato com o que está te incomodando e pode inclusive encontrar soluções não usuais para o que quer que seja. Experimenta.
Sabe o que mais ajuda? Autocompaixão. Perceber que essas coisas acontecem com muitas pessoas e que você vai sobreviver, e que pode se autorizar a não estar bem. Você pode sim se acolher, se recolher, se cuidar.
Tem outros posts sobre caos e mudanças que eu acho bem interessantes para você seguir nessa reflexão, dá uma olhada:
- Dicas para lidar com o caos nosso de cada dia
- Como sobreviver no caos
- Reflexões sobre mudanças e como lidar com elas
0 comentários