Organização: como desenvolver essa habilidade
05:00Você já percebeu que a organização é importante, sabe que precisa desenvolver essa habilidade em você, mas ainda não sabe muito bem como fazer isso? Segue lendo o post que a ideia é a gente conversar um pouco sobre como a organização pode ser desenvolvida e um spoiler é: tem a ver com hábito.
Tem uma frase minha antiga (que eu tenho em quadro e imã de geladeira aliás, mas que já se espalhou aí pela internet) que diz "a organização é um hábito que pode ser aprendido e deve ser ensinado". Ou seja, uma habilidade que podemos desenvolver dando o primeiro passo, mas um conhecimento que também podemos adquirir encontrando quem nos ajude nesse caminho.
E que passo seria esse? Na verdade você escolhe...mas posso te dar algumas ideias interessantes no sentido de se movimentar nesse caminho:
- Observação e levantamento - perceber como você se relaciona com o seu tempo e com as coisas é interessante para levantar informações que vão te ajudar a entender padrões e então otimizar melhor. Registrar as suas atividades realizadas por exemplo vai clarear um pouco o que você costuma fazer e como se sente em termos de disposição e produtividade.
- Triagem - faz sentido, no processo de organização, filtrar as coisas que mais estão te incomodando e criar os seus critérios de priorização particulares. Sabe aquela pergunta clássica "por onde eu começo?"? A melhor pessoa para responder é você.
- Estudo e conhecimento - você tem tudo o que precisa para organizar? Sente falta de algum método, ferramenta ou ajuda nesse caminho? Invista nisso, invista em você. Pesquise materiais, métodos e profissionais com conhecimento para te passar. Mas lembre-se que é importante respeitar o seu processo.
- Reflexão e criatividade - que estratégias você pode lançar mão para tornar seu dia a dia mais organizado, leve e produtivo? Pensar sobre isso e estimular a busca por soluções criativas que tenham a ver com a sua realidade são sempre boas pedidas no caminho da organização.
- Mão na massa - experimente. Execute, faça, planeje, estruture...mesmo que você ainda não tenha clareza do que pode ou precisa fazer, faça alguma coisa que te movimente no que pode ser o caminho da organização, nem que seja para perceber que aquele não é um bom caminho e aprender com isso.
Não importa tanto por onde você começa, sair da inércia é o mais importante em um primeiro momento. Depois você pode ir buscando outros caminhos dentro da lista acima de ideias ou mesmo criando as suas próprias.
A organização é algo amplo, então é importante também que você vá direcionando para o que exatamente é prioridade por aí. Não costuma dar muito certo sair atirando em todas as frentes porque isso pode minar sua disposição para seguir com o hábito de organizar, entende?
E, falando em hábito, como eu disse lá no início, ajuda encarar a organização como a gente encara um novo hábito...criar um processo que se repete e está ligado a algo na sua rotina a que você já está acostumado. Um exemplo pode ser criar um compromisso consigo mesmo ou um bloco de organização pessoal na sua rotina para exercitar as ideias que eu dei acima e as outras que você inventar.
Faz sentido pra você? Então experimenta e me conta como foi, combinado?
0 comentários