Concentração e foco

05:00



Uma das coisas mais negativas que o corona me trouxe foi a redução na minha capacidade de concentração. Percebi que muita gente tem sentido o mesmo e resolvi falar aqui sobre isso na série #CoronaDoAvesso. 

Um dos motivos para a dificuldade de concentração está na sobrecarga e aumento do volume de distrações. Mais informações e atividades para lidar, mais demandas disputando a sua atenção. 

Outro motivo é o aumento da complexidade do seu contexto com a concentração de muitas pessoas no mesmo espaço. Todos que podem estão em casa e isso representa um alto índice de interação. Pessoas fazem barulho e esse barulho interfere e distrai. Um fone potente resolve o barulho, mas não resolve o estímulo visual. Pessoas passando te tomam atenção. Se tranca em algum lugar sozinho, você diz? Ajuda, realmente, mas não impede que as outras pessoas venham bater na porta e interferir na sua atenção.

A solução é estabelecer regras de convivência e reduzir expectativas. As regras (ou combinados, pra dar uma amenizada) são acordos de cavalheiros para manter a sanidade. A redução de expectativas vai no mesmo caminho mas envolve também conhecer e respeitar seus limites.

Eu amo ler, mas não consigo mais ficar meia hora lendo sem parar. Durante a quarentena meu intervalo sem interrupções é de 10 minutos, 15 no máximo.  No início eu briguei muito e fiquei frustrada, agora eu estou feliz por estar conseguindo continuar o hábito diário que me dá tanto prazer.

Outro ponto importante sobre concentração é entender a importância do foco. Foco tem a ver com prioridades. Sabendo o que é mais importante fica mais fácil fazer as escolhas para viabilizar a concentração necessária para a realização. Foco e concentração estão relacionados mas não são exatamente a mesma coisa e é importante perceber isso. Você pode ter foco e não conseguir se concentrar e pode se concentrar facilmente mas não ter foco. 

As duas coisas juntas são o ideal, mas se tiver que escolher, priorize o foco. A probabilidade da concentração vir a reboque é maior.

Agora me conta aqui nos comentários, como anda a sua concentração nessa quarentena?

You Might Also Like

0 comentários