O que eu aprendi com a mudança
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Se você me segue no Instagram ou assina minha Newsletter, já sabe, mas, em todo caso (e para quem não tá sabendo), vou falar aqui novamente: eu me mudei. Saí de um apartamento alugado em um bairro do Rio de Janeiro para outro bairro do em um outro apartamento alugado. Eu já tinha me mudado outras vezes, mas foi a primeira vez que mudei depois de ter tido a minha filha e em que eu fui responsável (junto com o meu marido) por todo o processo.
Como toda primeira vez gera aprendizados, resolvi consolidar eles nesse post aqui no blog. Dividi pelas etapas que envolvem uma mudança para ficar mais didático: a preparação (tudo que é importante fazer até o dia D), a mudança em si (embalar e transportar os itens) e o pós (tirar as coisas das caixas e deixar a nova casa organizada). Mais dicas sobre a organização da mudança nesse post aqui.
Aprendizados na Preparação:
- Faça um checklist de perguntas para o orçamento das transportadoras (e qualquer outro serviço que você for contratar). Eu ia tendo ideias durante as visitas técnicas e aí tinha que voltar nos anteriores perguntando se eles tinham caixa ou isopor, ou como funcionava a embalagem (tudo em um dia, ou por partes), por exemplo.
- Crie uma planilha ou tabela no papel mesmo para comparar visualmente os orçamentos. Eu adoro uma planilha e quando passamos de 3 virou uma necessidade porque tinham vantagens e desvantagens que iam além do preço.
- Prepare uma mala com tudo o que for importante para uma semana (roupas, equipamentos eletrônicos, lanches, livros, material de higiene, roupa de cama e toalhas limpas). Todo mundo fala isso, mas a gente ainda assim se engana achando que não precisa de tanto. Acredite, precisa.
- Faça um cronograma dos serviços e atividades necessários. Cruze as datas com os serviços pois um pode impactar o outro. Tipo o marceneiro vir depois de você já ter pago a faxineira por exemplo.
Aprendizados na Mudança:
- Se prepare para o tédio de ter que ficar em casa e não poder fazer nada de útil enquanto embalam e transportam as suas coisas. Não, você não pode sair e deixar o povo trabalhando (a menos que você peça ajuda de alguém ou contrate para que fique dando as instruções). Eles precisam de você, te perguntam se aquilo vai mesmo você já tendo dito mil vezes que vai e te mostram coisas avariadas antes de embalar para que você não diga que foi culpa deles. E você fica migrando de um canto pra outro para não atrapalhar, não dá pra se concentrar em nada por muito tempo.
- Fique de olho na identificação das caixas para facilitar o pós mudança. No começo eu tava na animação e acompanhei tudo...mais pro final na agonia de ir logo, algumas caixas foram fechadas sem que eu visse e no pós foi um problema.
- Respire fundo e lembre de beber água e comer. O ritmo pode ser frenético. Um viva a Mac Donald´s embaixo de casa que me salvou.
Aprendizados na Pós- mudança:
- Se prepare para o desgaste físico (abrir e movimentar caixas, móveis e objetos), mental (fadiga de decisão, você precisa definir onde vai ficar cada coisa, ou se aquilo fica ou não - triagem) e emocional (cada objeto tem uma memória associada e alguns vão te fazer vivenciar momentos de flashback). Veja o que fazer para recarregar as baterias nesse post aqui.
- Tenha paciência. As coisas não vão ficar lindas rapidamente. Você vai demorar um pouco para achar as coisas por um tempo, imprevistos vão surgir (a Net demorou uma semana para resolver tudo lá em casa, acredite), se prepare.
- Curta cada avanço e cada cantinho e faça isso junto com quem vai morar na casa com você. Envolva todo mundo no processo e vai ficar bem mais fácil manter a organização depois.
- Peça ajuda se puder. Eu não teria conseguido sozinha. Ou teria, mas as custas de muito estresse e mau humor.
Algumas dessas coisas você não precisa se preocupar quando contrata o serviço de profissionais de organização especialistas em mudanças, por exemplo. Então, #ficaadica.
Aprendizado bônus:
Foi um experimento de empatia também, de me ver como cliente da minha profissão atual. E agora eu acredito que essa experiência é essencial para todo profissional de organização. Passar pelo processo te ajuda a perceber o impacto de todo o processo de trabalho e entender melhor as expectativas e impactos na vida do cliente. É um exercício de perspectiva muito interessante. Sabe aquela regra que todo psicólogo tem que fazer terapia? Depois dessa experiência eu acho que todo profissional de organização deveria passar pela experiência de ter outro profissional organizando sua vida.
Resumindo, é um momento único e impactante. O Caos vem de diversas maneiras, o processo mexe bastante com a gente. Mas sempre é possível se organizar para reduzir o impacto negativo da mudança.
E, pra fechar, um agradecimento super especial a Claudia Gray e Halorna Dias que foram as profissionais que cuidaram do pós mudança e tiveram um carinho imenso comigo e com as minhas coisas. Parabéns pelo trabalho, meninas.
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