Organizando a despensa e compras semanais
05:00
Na pesquisa dos 2 anos de blog eu pedi sugestões de temas que os
visitantes gostariam de ver por aqui e recebi a seguinte sugestão que deu
origem ao post de hoje:
"eu tenho uma dificuldade tremenda em me organizar quanto
às comprar semanais de comida. Hoje já consegui reduzir bem a quantidade de
sobras, mas ainda não cheguei num nivel que me agrade."
Já falei sobre a organização de vários cômodos de uma casa, mas
só fui me tocar que ainda não tinha falado da Despensa ao receber esse pedido
na pesquisa (tá vendo como é importante participar com suas sugestões). Agora
vamos consertar isso. Vamos falar sobre esse cantinho especial da casa que
acomoda nossos alimentos e provavelmente outras coisas mais para otimizar as
compras e minimizar as sobras.
A primeira coisa que você precisa é identificar onde é a sua
despensa. Nem vem com essa cara de "óbvio" porque tem gente que nem
definiu ainda qual espaço da casa será utilizado para guardar os mantimentos.
Então, sim, você precisa definir onde está ou onde vai ficar a sua despensa.
Cabe aqui um parênteses. A despensa é o local onde você guarda
seus mantimentos. Como mantimentos entendo tudo que você precisa no seu dia a
dia, itens de reposição. Mas você pode preferir manter uma mini despensa em
cada cômodo para facilitar essa reposição. Explico: você pode usar um armário
ou quartinho para armazenar tudo de comida a itens de higiene, limpeza e
escritório. Ou pode preferir ter uma prateleira no armário do banheiro para
guardar o que é item de reposição de banheiro, um armário na cozinha para
alimentos, um armário na área de serviço para limpeza. Percebe a diferença?
Você é quem diz como acha melhor fazer.
Separe o que está em uso do que é estoque e reposição. Se a
embalagem já está aberta, você precisa armazenar com mais cuidado enquanto o
que ainda não foi aberto pode ficar na embalagem original. Se você mantem tudo
no mesmo local misturado você pode acabar abrindo uma nova embalagem de algo
que já está aberto por exemplo. Já vi inumeras vezes casas com dois sacos de
farinha de trigo abertos ao mesmo tempo porque na hora de fazer o bolo a pessoa
pegou o primeiro saco que viu e foi o que estava fechado. Vamos evitar
desperdício combinado?
Limpe e faça triagem nesse espaço periodicamente. Eu sugiro uma
vez por mês. Nesse momento é importante verificar a validade tanto do que está
aberto quanto do que está fechado para evitar problemas. Se tem algo aberto que
está próximo da validade veja a possibilidade de colocar em uso ou doar para
alguém que possa utilizar o produto antes do prazo se não for o seu caso.
Melhor do que deixar vencer e ter que jogar no lixo. Denovo, vamos evitar
desperdício, combinado?
Agora vem a maior dica que eu posso te dar sobre esse espaço:
tenha um inventário dos ítens visível. Sabe controle de estoque? É disso que
você precisa. Eu sugiro uma lista de tudo que você tem com quadradinhos do lado
representando a quantidade atual. Se tirou da despensa e colocou em uso, corta
um quadradinho. Se foi ao mercado e comprou mais um item atualiza incluindo o
item e os quadradinhos. Mantendo isso, na hora de ir ao mercado é só verificar
essa lista e ver o que precisa comprar!
Quanto a evitar sobras, o que você precisa é observar o consumo.
Você precisa entender os seus hábitos. O que os habitantes da casa usam mais, o
que usam menos. Quanto tempo leva para consumir um determinado produto na sua
casa. É chato? Pode ser. Mas não tem outro jeito. É experimentando e
observando. Reduz a quantidade uma semana e vê o que acontece. Ou aumenta e vê
o que acontece.
É importante também para evitar sobras planejar o uso. Olhar
para as atividades da semana seguinte e pensar o que será necessário antes de
ir ao mercado. Vai ter que fazer um trabalho que demanda papel e talvez não dê
o que já existe em casa? Então inclui papel na lista. Planeje as refeições da
semana com antecedência incluindo as guloseimas quando a fome aperta.
Resumindo: Cuide do que você tem. Antecipe. Planeje o consumo.
Evite desperdício.
Acho que é isso. Espero ter ajudado. Tem alguma outra dica que
coloca em prática ai ou alguma outra duvida mais especifica? Fica a vontade
para deixar aqui o seu comentário.
0 comentários