Eu sou uma profissional de organização pessoal. Você sabe o que isso significa? Tem certeza?
05:00
Você provavelmente deve estar pensando, eu já sei disso, e daí?
E daí que a minha experiência diz que quase 80% das pessoas que acham que sabem
o que essa profissão significa, na verdade só conhecem uma pequena parte das
habilidades e características desse profissional. Então, eu te convido a entrar
no meu mundo.
A profissão em linhas gerais
O termo mais utilizado é Personal Organizer. Pois é, a profissão
não surgiu no Brasil e por isso a maioria dos profissionais certificados
continuam utilizando o termo original e não existe uma regra geral de como deve
ser chamada essa função aqui no pais, até porque ainda não é uma profissão
regulamentada e ser relativamente nova (minha sina, porque sou formada em
ciência da computação que também não é uma profissão regulamentada).
Mas não ser regulamentada não significa que ela não tenha cursos
de formação, certificações e associação. Existem cursos de formação muito bons
no mercado e a ANPOP (Associação nacional de profissionais de organização e
produtividade) é a associação de profissionais. Eu me formei no SENAC e na OZ,
caso esteja curioso e sou associada da ANPOP.
O que é exatamente um profissional de organização pessoal?
Eu uso a tradução profissional de organização pessoal, mas é
importante dizer que o "pessoal" nesse termo deve ser melhor
explicado. Um personal organizer no contexto original faz uma cosultoria
personalizada no que se refere a organização. Assim como um personal trainner
deveria ser aquele profissional que prepara um treino especializado e
personalizado para a sua necessidade, um personal organizer deveria fazer o
mesmo para sua organização pessoal. Dito isso, o termo talvez devesse ser profissional
de organização pessoal personalizada.
Eu acredito nessa visão mais ampla, em que um profissional dessa
área precisa personalizar as técnicas para a realidade de cada cliente.
Acredito também que para isso um profissional dessa área deve se preocupar com
3 dimensões*: a técnica em si e especializações associadas (organização
residencial, empresarial, mudanças, produtividade, rotina, treinamento de
empregadas, organização da gravidez e chegada do bebê, pós luto, dentre
outros), o negócio (marketing, site, presença nas redes sociais, controle financeiro,
formalização, impostos, estratégias de venda, gerir uma empresa, ainda que
trabalhe sozinho) e as pessoas ( estar preparado para lidar com a dimensão
pscicológica da profissão, interagir com o cliente e suas emoções,
personalidade, manias e intimidade, ter controle emocional para trabalhar com
ética e postura).
E o que faz então o profissional de organização pessoal?
Dentro desse contexto, os serviços estão associados , mas não
limitados, a:
- Organização de ambientes presencial: o profissional vai a sua residência ou empresa, estuda o espaço, realiza um projeto de acordo com a realidade e rotina do ambiente e coloca a mão na massa para organizar tudo com a sua cara, deixando-o prático e de acordo com a sua realidade.
- Organização de rotina: esse serviço pode ser feito online ou presencialmente e o profissional estuda sua rotina para propor alterações que possam facilitar a sua vida, tornando-a mais produtiva e adaptada a sua realidade.
- Organização digital: esse serviço pode ser feito online ou presencialmente e o profissional estuda como você faz a gestão dos seus dispositivos digitais de forma a melhorar a sua produtividade e focar a utilização dos mesmos como ferramenta de gestão de informação e facilitadores da sua rotina.
- Consultoria personalizada: esse serviço pode ser feito online ou presencialmente e o profissional estuda sua necessidade e indica sugestões, propondo projetos de organização e ensinando as técnicas necessárias para o seu caso tal que você consiga colocar a mão na massa sozinho.
- Cursos, palestras e workshops: passagem de conhecimento técnico presencial ou online voltado para o publico leigo (não profissionais de organização) que querem aprender como se organizar sejam ambientes, rotina ou vida digital por exemplo.
- Produção e venda de conteúdo: elaboração de livros, checklists e materiais online ou físicos para auxiliar a absorção de conhecimento e aplicação dos métodos e técnicas de organização pessoal.
Existe ainda a possiblidade de agregar realizando outros
serviços mas isso irá depender da formação do profissional. A maioria dos
profissionais de organização do mercado vieram de outras formações anteriores e
acabam agregando com técnicas de decoração, projetos de arquitetura,
organização de eventos, organização e gestão de projetos, coaching, dentre
outros.
Eu com a Avesso do Caos atuo com produção e venda de conteúdo,
cursos, palestras e workshops, consultoria personalizada e coaching. E a meta é
deixar isso mais claro para você, inclusive aqui no site. ;)
Pronto, agora você pode dizer que sabe o que faz um profissional
de organização ou personal organizer. Ou PO, como é carinhosamente chamado por
nós. Procure o serviço e o profissional que se encaixe na sua realidade e
necessidade.
* Se você é um profissional de organização e gostou dessa
abordagem dá uma olhada na grade de cursos que eu e minhas parceiras estamos
preparando para 2017 no site 3D Ordem. Acreditamos que um profissional de
organização pode ir além de organizar o ambiente. Vem aprender com a gente!
Atuamos no Rio de Janeiro, mas se você é de outra cidade e tem interesse em
organizar uma turma por aí, entre em contato com a gente.
0 comentários