Em ordem com o Leão
05:00
Vamos falar de imposto de renda?
Eu sei, assunto chato. Mas é obrigatório, então não tem muito jeito. O prazo
final para submeter a declaração do imposto de renda é 29 de Abril (em 2017 o prazo é 28 de Abril).
Para evitar problemas com o
fisco, fique atento aos seguintes pontos:
- Não deixe para a última hora. Eu sei, isso é básico e óbvio. Mas você sabia que por volta de 50% das declarações são feitas em cima da hora? Quem deixa para a última hora pode ter problemas de disponibilidade da rede e do sistema. Muita gente ao mesmo tempo acessando pode levar a problemas.
- Reúna os demonstrativos necessários num mesmo local. Seja do seu empregador, das instituições bancárias com as quais você tem relacionamento ou recibos de pagamentos realizados no ano anterior. Tudo é entrada para a declaração.
- Baixe os sistemas direto do site da receita federal para evitar cair em algum golpe e instale no seu computador. (em 2017 basta um sistema)
- Preencha a declaração de preferência utilizando o arquivo da declaração do ano anterior como base (isso facilita pois o sistema gera uma versão já colocando os valores do ano anterior e você só precisa preencher o valor desse ano).
- Antes de submeter verifique se a melhor opção para você é a declaração simplificada ou completa. Faça a simulação, acontece de em uma opção você ter que pagar e em outra receber.
- Depois de ter submetido salve uma copia do recibo e da declaração em sí em um local seguro e faça backup. Esses arquivos devem ser mantidos por pelo menos 5 anos.
- Fique atento a pendências e necessidades de ajustes identificados pela receita. As multas são altas caso seja pego nas auditorias e fiscalizações.
Se você optar por utilizar os
serviços de um contador, ainda assim é importante organizar as informações que
precisa passar para ele, além de exigir que ele te passe os arquivos da
declaração para que você possa fazer esse controle.
0 comentários